Sinédoque

.

Evocando a figura de estilo pela qual se exprime “a parte pelo todo” ou “o todo pela parte”, Sinédoque revisita, e reinventa, a obra de poetas portugueses dos séculos XX e XXI. Um século e meio depois do período áureo do género “Melodrama”, que, pela pena de compositores como Schumann, Liszt ou R. Strauss reúne música e poesia declamada, o pianista João Vasco criou obras para voz recitada e piano, traduzindo em música a essência de cada obra literária. Da síntese entre música e poesia emergirá nova entidade artística, onde ambas subsistem, em harmonia e simbiose. Em palco dialogarão o actor Ivo Canelas e o pianista João Vasco, coautores do projecto.
Sinédoque é o primeiro concerto integralmente criado com obras inéditas para piano e recitante, com poesia portuguesa e música portuguesa.
A selecção de poemas em Sinédoque representa o modernismo e o pós-modernismo português – Ruy Bello, António Ramos Rosa, Cruzeiro Seixas, Alexandre O’Neill, mas também a poesia contemporânea de Margarida Vale de Gato. Mais do que a pura revisitação das obras poéticas propomos sua desconstrução e extrapolação com ousadia, humor, surpresa e profundidade.
Como Sophia de Mello Breyner, queremos que a poesia esteja na rua, mas também nos palcos, nos olhos e ouvidos de todos.
Dossier de apresentação

.